Viv-à-rte e Letras Que Voam se unem em prol da Cidadania de crianças e jovens‏

Ágda e Marcelo, facilitadores do projeto
Ascom

A Prefeitura de Itabuna realizou, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na última sexta-feira (16) um encontro entre os educadores sociais do programa Viv-à-rte e coordenadores do projeto “Letras Que Voam”, ambos mantidos pela fundação.  O encontro, realizado no Teatro Zelia Lessa, teve como objetivo estimular os educadores sociais no sentido de explorarem ao máximo possível as potencialidades literárias em suas respectivas áreas de conhecimento (oficinas que mantêm através do Viv-à-rte).  

Para Dayse Santos, coordenadora do Viv-à-rte, “a parceria que se estabelece com o projeto Letras Que Voam é muito importante, pois ela vem complementar as outras formações pela qual os educadores sociais já passaram. Nós já conversamos com os educadores sobre práticas educativas, humanizadoras e fundamentos da educação social. Agora, estabelece-se uma abordagem mais pontual sobre a importância da literatura na vida escolar das crianças e dos jovens e isso converge com a proposta do Viv-à-rte e da FICC de promoverem cada vez mais uma noção ampla de Cidadania”, explicou a coordenadora.

Dayse Santos explicou ainda que o módulo a ser concluído nessa etapa é a de elaboração de projetos e estratégias criativas da educação social. “Nessa etapa vamos trabalhar a literatura. Dentro dessa perspectiva o que buscamos passar para os nossos educadores é que, independente da modalidade e das habilidades trabalhadas, ele não tem a função de formador; ele tem a função de transformador de sujeitos. E para estimular o protagonismo juvenil podemos usar vários recursos, entre eles, a literatura. O projeto “Letras Que Voam” vem, então,  como demonstrativo de uma estratégia criativa para o trabalho do educador social que é o de levar a prática da leitura para o dia a dia das crianças”, ratificou.

Para Genny Xavier, coordenadora do Projeto “Letras Que Voam”, a proposta do projeto é o de incentivar a leitura através de abordagens de contação de histórias, jogos educativos e encenações teatrais.  “A grande finalidade do ‘Letras’ nesse encontro é apresentar para os educadores as diversas maneiras de trabalhar a leitura com as crianças de forma criativa e prazerosa, dentro das experiências vividas em cada comunidade”, pontuou.

Para a educadora social Rosa Meneses, o “Letras que voam” vem somar com o Viv-à-rte numa experiência que ela considera muito positiva e espetacular. “Estamos vivenciando a leitura e isso é um amadurecimento para a alma. Levar a leitura para as comunidades é algo maravilhoso, tanto para nós educadores, como para as crianças que terão a oportunidade de ter um contato maior com os livros. A leitura é essencial em todas as etapas da vida”, acrescentou Rosa.

O projeto “Letras que Voam” é um espaço cultural itinerante de incentivo à prática da leitura e que conta com um acervo de mais de 400 títulos de livros, além de jogos didáticos voltados para o público infanto-juvenil. O projeto irá percorrer os núcleos do programa Vi-à-rte que atende a vários bairros de Itabuna como Santa Inês, Califórnia, Santo Antônio, Pedro Gerônimo, São Lourenço, Corbiniano Freire, entre outros.

O projeto Letras Que Voam, além de estender suas ações para o programa Viv-à-rte, também atende comunidades e escolas. Para agendar a visita do projeto ao seu bairro ou à sua escola, basta entrar em contato com a FICC, através do telefone 3613 4915. O agendamento e a visita são gratuitos. As oficinas mantidas pelo Viv-à-rte, através da FICC, também são gratuitas. Atualmente, o programa atinge cerca de 3 mil jovens e crianças em toda a cidade com cursos nas áreas de Esportes, Cultura, Expressão Corporal, Educação Ambiental, Saúde e Cidadania.